Miriam Carneiro é jornalista e trabalha desde 1999 com o universo infantil no Site Pequeno Artista.
Um trabalho feito com escolas e espaços culturais do Rio de Janeiro com o objetivo de incentivar o gosto pelas artes na infância, despertando a criatividade da criança.
O seu trabalho foi alvo de elogios nos principais jornais e revistas do país.
A autora mantém contato diário com crianças e jovens de todo o Brasil e, desta forma, está concectada às novas tecnologias e ccom tudo o que interessa aos pequenos artistas.
O Pequeno Artista é um lugar de sonho e fantasia que a jornalista Miriam Carneiro Wanderley criou no ano de 1999 com o objetivo de incentivar a criatividade e o contato com as diversas artes na infância. O desenhista Alexandre Pedreira deu vida aos personagens na Internet.
No início da nossa história, os doze personagens que fazem parte da Turma promoviam concursos de desenho, poesias, piadas e redações, além de conteúdo educativo para escolas e também pequenas aulas de artes.
A partir do ano de 2000, começamos a receber visitas de educadores que trouxeram seus alunos de diversas escolas do Rio de Janeiro. Nossos concursos virtuais também aconteciam em eventos dentro das escolas . Para a nossa grande alegria, o número de usuário e escolas cadastradas aumentava a cada mês. Tivemos a nossa primeira divulgação na mídia e, depois desta, muitas outras matérias vieram trazendo elogios ao site.
No ano de 2003, mudamos para um novo layout e o site ficou com uma cara mais moderna, ganhou um novo design e alguns jogos em flash. Tivemos a preocupação de ter o site num formato simples de forma que pudesse ter alcance em pequenas e grandes escolas, já que laboratórios com internet ainda dispunham de poucos recursos.
Em 2005 criamos as músicas do site e de seus doze personagens.
Em 2007 novamente mudamos o design da Casa do Pequeno Artista e, logo depois, lançamos os quatro primeiros livros da Turma do Pequeno Artista pela editora Catedral das Letras.
A nossa Equipe está nas feiras de livros das escolas e eventos culturais da cidade.
Em 2016 lançamos a nova versão do site.
Em 2017 lançamos o livro Iluminadas Tardes sem Luz feito a partir do trabalho voluntário com as crianças com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant em que a Turma esteve presente.
Em 2018 a turma lança o seu primeiro ebook na Amazon.
Em 2022 entramos com novo design do site e novo livro no forno.